Félix Araújo rumo ao Futuro Digital com Pensamento Computacional e Robótica Educacional
A Escola Municipal Félix Araújo está mais uma vez à frente, preparando seus alunos para os desafios do futuro digital!
Com a derrubada do veto à Política Nacional de Educação Digital, a partir de 2024, as escolas brasileiras serão obrigadas a oferecer disciplinas como Pensamento Computacional e Robótica no currículo do ensino fundamental e médio. E, com a gente, esse movimento já está em pleno vigor desde julho do ano passado.
Em sintonia com as mudanças na legislação educacional, e com forte visão inovadora da Secretaria de Educação, nossa escola introduziu aulas de informática no programa Escola em Tempo Integral, proporcionando uma base importante de conhecimento digital aos alunos, por meio dos Chromebooks. E, em 2024, a Robótica Educacional ganhará ainda mais destaque!
O nosso Tio João trará experiências de aulas "maker" e demonstrações práticas utilizando dispositivos como Arduino, Raspberry Pi e BBC micro:bit. Além disso, as atividades lúdicas com o Makey Makey serão uma parte essencial do aprendizado, tudo guiado pela programação em blocos, através de ferramentas como Scratch e MakeCode. Além disso, a Félix Araújo adotará ferramentas de "computação desplugada" desenvolvidas em nosso próprio estado, via Projeto Pense Computacional, o que também é essencial para a consolidação dos quatro pilares do pensamento computacional – decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos –, consolidando essas habilidades essenciais para o futuro digital dos alunos.
Outra ferramenta fantástica, fruto de especial atenção e importante investimento da Prefeitura Municipal, que será por nós focada especialmente junto ao pequenos do 1º ano, é a intensificação do uso do conjunto pedagógico "Explorador KIDS", com seus tapetes e seu adorável Blue-Bot, um lindo "robozinho" de chão programável, que promove a interação e o aprendizado prático, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e criativo dos estudantes.
Essa abordagem inovadora não apenas atende aos requisitos da nova legislação, mas também oferece aos alunos da Félix Araújo uma educação computacional de qualidade, preparando-os não apenas como usuários, mas como criadores e protagonistas no mundo digital. A escola reafirma seu compromisso com a excelência na educação, alinhando-se às demandas do século XXI.
Assim, com a revisão do veto, o cenário educacional brasileiro se transforma, e a Félix Araújo está na vanguarda para a implementação da Pned, moldando o futuro digital de seus alunos com a expertise e dedicação, reforçando seu compromisso com uma educação formadora de cidadãos aptos a enfrentar os desafios do mundo digital com confiança e habilidades sólidas.
Comentários
Postar um comentário