Dia de Intercâmbio Educacional: Propriedade Intelectual na Pauta


Hoje foi um dia muito especial em nossa escola, marcado por um encontro enriquecedor entre duas excelentes instituições públicas de Campina Grande. Recebemos a visita de jovens do Ensino Médio da Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana Correia, alunos da disciplina eletiva "Propriedade Intelectual através de Jogos Educativos", conduzida pela nossa colega Carla Regis. Esse encontro foi uma exitosa participação do GESPI (Grupo de Educadores para Socialização da Propriedade Intelectual), da qual fazem parte tanto Carla como nosso professor João Ademar, coletivo cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela Universidade Federal de Campina Grande, cujo objetivo é a promoção de estudos, ensinos, mentorias, tutorias, divulgações e assessorias a questões do entorno do Ensino da Propriedade Intelectual para os diferentes níveis acadêmicos, da Educação Básica ao Ensino Superior, sob as bases do "Programa PI nas Escolas" do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Na oportunidade, os jovens aplicaram jogos educativos sobre Propriedade Intelectual para nossos pequenos do 5º Ano, oferecendo-lhes uma oportunidade ímpar de conhecer conceitos fundamentais nessa área, como regras, proteções, órgãos e instituições responsáveis por documentá-la. Através do design desses jogos, nossos estudantes foram introduzidos de forma lúdica e dinâmica ao universo da Propriedade Intelectual.




A Propriedade Intelectual é um conceito amplo que se refere aos direitos sobre criações do intelecto humano, tais como invenções, obras literárias e artísticas, programas de computador, marcas etc.. Nesse contexto educacional, compreender a importância desta área é essencial não apenas para proteger os direitos dos criadores, mas também para promover o desenvolvimento econômico e social.

Mais do que apenas uma troca de conhecimentos, essa iniciativa representou a união de duas instâncias educativas públicas, Estadual e Municipal, em prol da divulgação e compreensão dos conceitos de Direitos Autorais, Marcas, Invenções (através de patentes) e da cultura inovativa e empreendedora nas escolas.

A Propriedade Intelectual está intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social de uma nação, promovendo a proteção e o estímulo à criação intelectual. Além disso, está diretamente ligada a questões desenvolvimentistas, como o estímulo à pesquisa, ao empreendedorismo e à inovação, conceitos já tão presentes em nossa cidade.

Investir na educação sobre Propriedade Intelectual desde cedo é essencial para formar cidadãos capacitados a lidar com os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo. Ao compreenderem a importância da proteção dos direitos próprios e da valorização das criações intelectuais alheias, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade e empreendedorismo.

Agradecemos à Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana Correia por essa parceria enriquecedora e reafirmamos nosso compromisso em promover uma educação de qualidade, que prepara nossos alunos não apenas para o presente, mas também para o futuro. Juntos, podemos construir uma sociedade mais consciente, inovadora e próspera!

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Colcha de Memórias: arte, afeto e sustentabilidade

Ação de Educação Midiática traz o tema das Fake News em pleno Dia da Mentira

Aprendendo mais sobre Internet com segurança com o “Interland”