Cultivando Jovens Empreendedores via Projeto Integrador

A Escola Municipal Félix Araújo concluiu com êxito um inovador Projeto Integrador, proporcionando aos alunos do 5º ano uma imersão de mais de 10 horas em conceitos e práticas de Empreendedorismo, Educação Financeira, Propriedade Intelectual e Marketing Digital.

Durante as atividades, os estudantes foram guiados por diversas etapas essenciais para a criação e desenvolvimento de um negócio.

Desde o início, eles foram introduzidos a conceitos básicos de Empreendedorismo, como receita, despesa, lucro e orçamento. Com uma abordagem prática e interativa, aprenderam a importância de cada um desses elementos na gestão de um negócio.

Além disso, foram incentivados a idealizar suas próprias marcas, conhecendo melhor essa modalidade de Propriedade Intelectual, e a pensar em estratégias de marketing criativas e eficazes.

Ana Julia, uma das participantes, destacou: “O Empreendedorismo é um jeito da gente ganhar nosso próprio dinheirinho. Foi muito legal participar desse projeto.” Para Ana Lavinia, o projeto foi uma oportunidade de aprendizado prático: “Eu acho muito importante aprender mais e criar o nosso próprio negócio. Achei muito interessante esse projeto.”

Um dos aspectos mais empolgantes foi a criação de logos para os negócios. Os alunos começaram com desenhos no papel e, posteriormente, com eles arte-finalizados, utilizaram os Chromebooks para aplicação de suas criações. Sophia Lawany, que fez parte do grupo Pulseiras das Bests, compartilhou: “O projeto é muito legal. Eu já fiz algumas pulseirinhas e já ganhei um dinheirinho e ajudei a minha mãe.” Alice complementou: “Foi muito interessante. Aprendi muitas coisas novas e descobri muitos talentos que tenho. Fiz a minha própria loja com minhas amigas, chamada Delícias Sem Demora. Amei muito fazer isso, principalmente com o tio João.”

A Educação Financeira também foi um tema fundamental. Os alunos assistiram a vídeos e participaram de debates, onde aprenderam sobre a importância de controlar receitas e despesas. Ana Eliza destacou: “Gostei muito do projeto. A importância de economizar dinheiro é muito grande. Eu queria que continuasse.”

Para Kaique, o projeto foi uma forma de pensar em seu futuro: “O projeto integrado é muito bom porque a gente está aprendendo um jeito da gente pensar em ganhar nosso dinheirinho.” Já Heloisa refletiu sobre os desafios do empreendedorismo: “O empreendedorismo é uma coisa muito difícil de lidar. Tem que ter muita paciência e foco, mas aos pouquinhos você consegue o seu próprio negócio, realizar um sonho e ganhar seu próprio dinheiro.”

O encerramento do projeto foi marcado pelo Marketing Digital, onde os alunos simularam diferentes aplicações em mídias sociais para seus negócios. Essa etapa final permitiu que eles vissem suas ideias ganhando vida de maneira artística e visualmente atraente.

Esse processo mostrou o quanto é importante para a formação dos alunos ter contato com ferramentas modernas e práticas que são utilizadas no mercado.

O projeto também teve um impacto significativo ao colocar em prática diversas teorias propostas pelo professor João Ademar em seu pós-doutorado junto à Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI. Essa experiência não só reforçou a importância do projeto “PI nas Escolas”, mas também evidenciou como a integração entre teoria e prática pode ser poderosa no contexto educacional.

O resultado final será apresentado ainda neste semestre, durante as Feiras de Empreendedorismo da Escola e da Secretaria Municipal de Educação, oportunidades para que toda a comunidade veja o talento e a dedicação dos nossos pequenos e perceba que, sem dúvida, não existe idade para sonhar e empreender.

Cada aluno teve a chance de explorar suas capacidades criativas e desenvolver habilidades valiosas para o futuro, solidificando a importância do ensino, sobretudo, do Empreendedorismo e da Propriedade Intelectual desde cedo.

Todo o processo foi registrado e pode ser visto com mais detalhes nas redes sociais do GESPI, Grupo de Educadores para Socialização da Propriedade Intelectual, como visto abaixo:

Via @gespinoinsta:

Via @gespinoface:

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Colcha de Memórias: arte, afeto e sustentabilidade

Ação de Educação Midiática traz o tema das Fake News em pleno Dia da Mentira

Aprendendo mais sobre Internet com segurança com o “Interland”