Turmas do 2º e 5º Anos participam de Simulado do Siave 2024

Nesta manhã, os nossos alunos das turmas do 2º e 5º realizaram simulado para a etapa somativa do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave).

Sob a coordenação da Supervisora Tia Luciana, fizeram provas de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de verificar a consolidação das aprendizagens dos anos anteriores.

O Siave, instituído em 2023 pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), é uma ferramenta fundamental para acompanhar e promover a melhoria da educação em todo o estado. As informações coletadas por meio dessas avaliações são cruciais para orientar diversas ações pedagógicas, desde a elaboração de materiais didáticos complementares até a organização das formações do Programa Avança IDEB + Aprendizagem. Além disso, os dados fornecem subsídios importantes para os gestores escolares ajustarem seus planejamentos de forma a promover a consolidação das competências ainda não adquiridas pelos alunos, buscando reduzir o déficit de aprendizagem.

Este ciclo de avaliação é composto por quatro etapas ao longo do ano: a entrada de fluência, realizada em março; a avaliação formativa, que está ocorrendo agora; a avaliação somativa, prevista para outubro; e, por fim, a saída de fluência, programada para novembro. Cada uma dessas etapas desempenha um papel essencial no diagnóstico das habilidades dos alunos, permitindo que a Secretaria e as escolas planejem ações pedagógicas mais eficazes e direcionadas.

Este foi apenas o primeiro de uma sequência de atividades preparatórias para a etapa somativa, confiantes de que essas avaliações contribuirão significativamente para o desenvolvimento acadêmico dos nossos estudantes, promovendo uma educação de qualidade e preparando-os para um futuro de grandes realizações.

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Colcha de Memórias: arte, afeto e sustentabilidade

Ação de Educação Midiática traz o tema das Fake News em pleno Dia da Mentira

Aprendendo mais sobre Internet com segurança com o “Interland”