Explorando Identidade e Valores no foco das ações pedagógicas em 2024
No compasso do novo ano letivo, a Escola Municipal Félix Araújo está firmando seu compromisso com a formação integral dos alunos. Em um encontro inspirador, a supervisora Vera Apoliário guiou os professores da Educação Regular na elaboração de estratégias que delineiam o planejamento pedagógico para 2024.
Sob os fundamentos de direção, determinação, visão sistêmica e respeito à diversidade, os educadores traçaram as linhas mestras para um projeto instigante: "Identidade e Valores: Família, Escola e Comunidade."
A proposta não é apenas um conjunto de atividades; é uma imersão profunda nas camadas que compõem a identidade dos alunos. O ponto de partida é a família, atravessando a escola e ecoando na comunidade. Acreditamos que a identidade é forjada em um processo social dinâmico, moldado pelas interações familiares, experiências escolares e vínculos comunitários.
A escola, como catalisadora desse processo, desempenha um papel crucial na formação de valores, atitudes e habilidades essenciais à convivência social. Fincados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs), o projeto visa proporcionar experiências de aprendizado significativas, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que não excluirá a efetiva participação da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Assim, nossa meta é contribuir para o ensino sistematizado e linear, utilizando metodologias ativas em projetos, visando promover aprendizagens reais e significativas sobre a origem e constituição do sujeito social, valorizando o percurso histórico oriundo da família, escola e comunidade, e contribuindo para a construção de valores e cidadania, lembrou professora Vera.
Nesse contexto, desdobram-se objetivos para cada pilar:
- Família: Refletir, conhecer e identificar informações sobre a origem familiar; reconhecer-se como sujeito histórico, social e cultural; e explorar leitura e escrita com a temática da identidade.
- Escola: Reconhecer a escola como o segundo grupo social integrado à vida do estudante; estudar a vida do nosso patrono, Félix de Souza Araújo; explorar a história da escola e sua contribuição para a formação cidadã; desenvolver uma linha do tempo e um organograma da escola; e estudar e identificar valores humanos nas ações diárias.
- Comunidade: Estudar a história do bairro do Catolé, seus monumentos e influências; dialogar sobre sentimentos, ideias, sugestões e entender a história do lugar socialmente construído; refletir sobre o modo de vida das pessoas na comunidade; e identificar valores humanos nas ações diárias, na família, escola e comunidade.
O projeto não é apenas uma jornada educacional; é uma oportunidade única para vivenciar aprendizados com significado e promover o avanço dos estudantes. Na Félix Araújo, acreditamos que essa experiência coletiva fará toda a diferença para a construção de um futuro mais sólido e consciente. 🚀📚
Comentários
Postar um comentário